segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um anjinho para o Simão

3 comentários
Olá, bom dia! Sejam bem vindos!

 O post de hoje tem como objectivo mostrar-vos mais um dos meus anjos de tecido.

Estes anjinhos com asas e auréola são feitos de tecido de algodão, rendas, fitas e feltro (asas) e  transportam nas mãos um coraçãozinho em feltro, bordado com o nome do bebé . No desenho do rosto procuro que fiquem com "carinha de criança" (rosto redondo, olhos "vivos", bochechas rosadinhas e um grande sorriso bordado) pois eles devem, quanto a mim, irradiar a candura dos mais pequenos.
O cabelo é de linha de algodão e a minha "grande dificuldade" é o corte dos cabelos pois não tenho muito jeito para cabeleireira. Mas devagar, devagarinho lá se vai acertando o penteado....
Para a confecção das roupas inspirei-me em fotos antigas de procissões onde nunca faltavam as crianças "vestidas de anjinho"... e assim nasceram a túnica e o saiote que vestem os meus anjos!

E aqui está o anjinho que fiz para o Simão!





Este anjinho já viajou para o quartinho do seu protegido onde vai ficar, calma e serenamente (como devem fazer os anjos!), a aguardar a sua chegada. 

Espero que o Simão chegue com muita saúde e que este anjinho o proteja e lhe traga muitas felicidades! 
Para a Cláudia um beijinho!



Muito obrigado pela visita!
Voltem sempre! É um prazer recebê-los aqui neste meu cantinho!







sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Palhaço Pompeu (3)

0 comentários
Olá, bom dia Acabei de receber esta mensagem na minha galeria do Flickr proveniente do Sara Arts-Handmade:

 Congratulations!! This week your Art Work is Sara Arts Readers’ favourite Creation of the Week and featured as “ Special Guest” on the weekly Sara Arts - “My Wish List” at sara-artstudio.blogspot.com/ site!!!! Click and have a look to my new five favourite Art Works of the week...;)))) Thanks to share with us your Art!!!! Sara Arts- My Wish List Flickr Group www.flickr.com/groups/saraarts-mywishlist/ 


O Palhacinho Pompeu está muito contente e pediu-me para agradecer, por ele, a todos aqueles que lhe deram o seu voto no Sara Arts - My Wish List.
Depois deste sucesso ele está a pensar candidatar-se às próximas eleições em substituição do Palhaço Tiririca.... em Portugal ou no Brasil (ele ainda não decidiu!).

 Muito obrigada a todos os que votaram na foto do Pompeu!
 Um excelente fim de semana!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pompeu, o palhaço (2)

3 comentários
Olá, bom dia!
Hoje pela manhã, recebi uma mensagem da blogger Sara Arts comunicando que uma das minhas fotografias do Palhaço Pompeu tinha sido seleccionada para integrar a lista de fotografias a concurso no seu grupo "Sara Arts - My Wishlist" durante a próxima semana. A fotografia escolhida foi esta:







O concurso decorre mediante uma votação no blog. Basta aceder ao link e, na coluna da direita, podem encontrar um item com o título "WHICH IS YOUR FAVOURITE ART WORK OF THE WEEK?", no qual estarão os nomes das obras a concurso.

Muito obrigada pela visita, bom fim de semana!


---

Good morning!

Today I received a message from the blogger Sara Arts, saying that one of my photographs of "Palhaço Pompeu" had been selected to join a poll on her group "Sara Arts - My Wishlist" during the next week. See above to check the picture.

This contest consists on a poll. You just need to open the link and you'll see a widget with the title "WHICH IS YOUR FAVOURITE ART WORK OF THE WEEK?" (on the sidebar on the right), where you'll find a list of the artworks available for voting.

Thank you for your visit, have a good weekend!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pompeu, o palhaço

7 comentários
Olá, bom dia!
Sejam bem vindos!

No post de hoje vou mostrar-vos o que fiz no dia de Carnaval.
Na verdade, não sou particularmente adepta das folias do Entrudo e, além disso as condições atmosféricas que se fizeram sentir ontem não convidaram a grandes passeios. O remédio foi então ficar por casa!
Mas Carnaval  (mesmo sem feriado) ainda é Carnaval! e um bocadinho de alegria faz sempre bem.
Então, acompanhando o espírito da época, resolvi fazer, em feltro, uma figura que para mim representa a e a alegria mas também a candura das crianças - o palhaço!

Respeitável público é com muita honra que vos apresento Pompeu, o palhaço (acabei agora mesmo de lhe dar o nome!)!!!!



Tem cabelo laranja e um enorme sorriso! Vesti-o com uma roupinha colorida, um laço divertido, calcei-lhe luvas  brancas e uma botas pretas gigantes com uns belos atacadores brancos!
Na sua confecção utilizei feltro, linhas de bordar, missangas pretas (olhos), 3 botões, um bocadinho de tecido para o laço, uma florzinha de biscuit para o chapéu e cordão branco (atacadores). Para fazer o corpo do palhaço adaptei um molde  Patti´s Ratties mas a carinha, o cabelo e o chapéu foram criados por mim.



E aqui está o Pompeu pronto para brincar ao Carnaval ( não lhe digam nada mas o coitadito chegou atrasado)!




O Pompeu irá brevemente viajar para o quarto do João levando as letras do seu nome! Eu depois mostro como ficou o conjunto.


Muito obrigado pela visita.
Voltem sempre!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O feltro e o ponto caseado

1 comentários
Olá, boa noite! Sejam bem vindos!

O post de hoje tem como tema o ponto caseado (Blanket Stitch).
O ponto caseado é um dos pontos de bordado mais utilizados por quem trabalha com o feltro. Nos últimos dias tenho recebido alguns mails com questões relativamente ao modo como eu faço este ponto, que tipo de agulha e linhas utilizo, etc.

 Para aprender a fazer este ponto poderei indicar alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=emSvFhKLOIM
http://www.youtube.com/watch?v=YdG52prIMGk
Nestes 2 vídeos da Mila Art´s poderão ver os vários pontos utilizados no feltro: o ponto de alinhavo, o ponto palito, e também o ponto caseado. Penso que  estes vídeos poderão esclarecer muitas das dúvidas que me colocaram.

Algumas pessoas perguntaram como calculo o espaço entre os pontos para que o caseado fique com um aspecto regular (pontos de tamanho igual e à mesma distância uns dos outros).
A resposta a esta questão é simples: prática! prática! e mais prática!!!!


Quando comecei a trabalhar com feltro também tinha dificuldade em fazer com que o ponto ficasse certinho mas com a prática fui melhorando! Uma dica que pode ajudar: Quando estou a fazer este ponto imagino o seguinte -  a distância entre o ponto actual e o seguinte deve ser tal que ambos os pontos devem formar um quadrado (com 3 lados apenas, claro).  Se não ficou bem, aceite o meu conselho, desmanche e faça de novo! Preserverança e paciência ajudam, e muito!

 Visto de lado o ponto deve ficar com este aspecto:



Que tipo de linha uso?
Bom, isso depende do trabalho: para trabalhos pequenos como, por exemplo, a nuvem da fotografia seguinte utilizo linha de bordar de meada (DMC ou Anchor). O nº de fios que utilizo também é variável - 1, 2 ou 3 conforme a delicadeza do trabalho. Para trabalhos maiores ( imagem abaixo) uso linha de algodão para crochet (convém usar uma de boa qualidade porque caso contrário tem tendência a enredar e fazer nós).




Espero ter ajudado!
Alguma dúvida podem sempre contactar-me através do meu mail.
Muito obrigada pela visita! e desejos de um excelente fim de semana!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Em tons de azul...

4 comentários
Olá, bom dia! Sejam muito bem vindos!

Hoje irei mostrar-vos o trabalho no qual foram integradas as miniaturas de feltro (passarinho e o cestinho de tricot) que mostrei em detalhe no post anterior.

Trata-se de um mobile/pendente com o nome do bebé em feltro, realizado para decorar o quartinho do Simão que chegará brevemente.
O projecto para o trabalho foi realizado tendo em conta um pedido da mamã do Simão. Ela, tal como eu, adora gatos (tem 2 gatinhas - a Lilly e a Emma) e gostaria que no mobile figurasse uma gatinha! E aqui está ela.... cinzentinha como a Lilly e toda janota!


Uma vez definida a figura principal era necessário determinar quais as figuras acessórias que iriam compor o trabalho e decorar as letras de modo a que a composição não seja um mero aglomerado de objectos decorativos mas "faça sentido". Ora, neste caso pareceu-me que faria sentido colocar a gatinha Lilly sentada numa almofada, junto de um cestinho de tricot, a brincar com um novelo.



Esta fotografia foi selecionada para ser publicada hoje (8 Fevereiro 2013) no blog Cuteable. Se a quiserem ver lá podem ir a www.cuteable.com

O novelo com que a gatinha "está a brincar" é feito com cordão de cetim da mesma cor daquele que utilizei para ligar as letras do nome. E, a brincar, a brincar não é que o novelo se desenrolou, ops!... e com ele vieram as letras do nome do bebé: Simão




Na decoração das letras usei botões forrados com tecido, um passarinho (fica bem com o tema "gatos", penso eu!), o til da letra A foi feito de modo a simular uma nuvem e coloquei ainda uma mini chupeta (azul, claro!).



Agora o conjunto completo (ficou com cerca de 90 cm de comprimento).




E, por fim, resta-me apenas dizer que adorei fazer este mobile.....porque é para um bebé rapazinho (é muito mais frequente fazer este tipo de decoração para quarto de menina e os meninos também têm direito a ter quartos decorados com o seu nome), porque gosto muito de gatos (e desenvolver um projecto baseado no tema "gatos"  foi um prazer) e porque a mamã do Simão foi uma simpatia e deu-me toda a liberdade para desenvolver todo projecto.


Muito obrigada pela visita! 
 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012