sábado, 13 de julho de 2013

Tutorial de flores em feltro

Olá, boa tarde! Sejam muito bem vindos!

Um dos objetivos que defini quando criei este blog  é que ele serviria, para além de mostrar os meus trabalhos, para compartilhar com quem aqui me visita técnicas que vou aprendendo e que me parecem ser úteis para quem navega neste mundo dos crafts com tecido e feltro.

Este irá ser o primeiro de muitos post que tenho programados para cumprir este objetivo...

Lembram-se desta pequena flor em feltro...



Ela foi usada na decoração destas letras...


e também deste quadro- bastidor....

Quando postei as fotos destes trabalhos recebi muitos pedidos para que explicasse como se fazem! Prometi que o faria logo que possível e aqui estou eu a cumprir...

Ora então vamos lá:
Materiais necessários:


Retalhos de feltro (são mesmo os bocadinhos de feltro que sobram dos outros trabalhos!)
Agulha
Linda de costura de cor idêntica à dos feltros
Pérolas, contas, pequenos botões (para fazer o "meio" da flor)
Molde de flor  pequena de 5 ou 6 pétalas (há imensos moldes deste tipo disponíveis na net) - e não se esqueça de ajustar o tamanho do molde às dimensões da flor que pretende). As que estão nos trabalhos acima são realizadas com moldes com cerca de 3cm de diâmetro, mas um pouco maiores também ficam bonitas)




Risque ou seu molde no feltro e corte (alternativamente não risque e recorte apenas em torno do molde - eu prefiro esta segunda opção, embora seja um pouco mais difícil do que a anterior, sobretudo para quem tem pouca experiência)
Depois de recortadas ficarão assim...


Com linha de cor idêntica à do feltro (aqui usarei uma cor contrastante para facilitar a visualização dos pontos!) faça um alinhavo junto à base das pétalas, começando (nó da linha) e terminando com a linha na face posterior da flor  (esta que aqui vemos é a face anterior da flor) 

Segure na flor e puxe o alinhavo para franzir (puxe bem!) e a parte de trás da sua flor deverá ficar assim...

Remate com alguns pontos (faça 2 ou 3 para que o franzido não se desfaça!) mas não corte ainda a linha...

A face anterior da sua flor deve ter agora este aspeto. Tem? Excelente!!!


Pegue novamente na sua agulha (não cortou a linha, pois não???) e atravesse o meio da flor de modo a passar a linha para a frente.... 

Coloque uma pérola, dê uns pontos para segurar bem e passe novamente a linha para trás e remate!
E "voilá"! Cá está a sua flor!

Bem fácil e muito fofa!
Agora é só usar para enfeitar os seus trabalhos!
Espero que este meu tutorial lhes seja útil....
Prometo que trarei mais!

Muito obrigado pela visita!










64 comentários:

  1. Lindas como todos os trabalhos que você faz, um capricho só sempre, parabéns bjks *Ü*

    ResponderEliminar
  2. Amei..... muito linda e fácil!!!! Obrigada! bjsss....

    ResponderEliminar
  3. Ficam sempre lindas estas flores, também as faço assim.
    Parabéns pelo tutorial!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Kátia, Marcia e Carla!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Linda e delicada! E pela explicação bem fácil.
    Obrigada. Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá menina!Nossa quanta coisa linda têm aqui,e dicas ótimas,parabéns já te sigo beijos.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!
    Já tinha visto e ficava imaginando como fazer.às vezes tenho vergonha de perguntar porque acho que a pessoa pode não querer ensinar. Como conheço seu blog a pouco tempo não sabia que vc tinha alma boa e gosta de compa.rtilhar. Obrigada por ensinar. Estou começando agora a me aventurar com o feltro e fico encantada com as artes que vejo. Mais uma vez, obrigada e que Deus te abençoe. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Também faço assim, ficam uma fofura!! Bjkas

    ResponderEliminar
  9. Linda!

    Obrigada por nos presentear com este tutorial. Bj

    ResponderEliminar
  10. Que maravilhoso graça :D
    Obrigada por partilhares ;)

    ResponderEliminar
  11. linda, perfeita, obrigada por compartilhar!!!!

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada à Patrícia Oliveira, à Cátia Peralta, à Isabel Lopes, à Ektamara Sousa e à "coisinhas da Micha" e à Paula Silva! Fiquei muito contente com a vossa visita e espero que o meu tutorial vos possa ser útil!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Que fofuraaaa!
    Eu faço mais ou menos assim, mas não tão sofisticado e belo como você faz. Aliás, nem de longe fica a maravilha perfeição como a que você faz. Não vá sorrir, viu?! Olha a tristeza das minhas: http://www.flickr.com/photos/ericacatarina/6913264793/

    Tem muito amor, carinho, capricho aqui! Obrigada por disponibilizar o PAP, agora aprenderei de fato! Beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Oh Gracinha, muito obrigada pela explicação perfeita :D Já estava a aguardar este PAP há uns bons tempos :D Obrigada obrigada obrigada por compartilhar! :) Beijo enorme e muito sucesso sempre!! <3

    ResponderEliminar
  15. Que lindo! Eu amei o PAP!!!

    Bjim! Cris

    http://criarteebordados@blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Muito Obrigada Érica, Carla E CriArte e Bordados! Fico muito contente que tenham gostado!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Muuuuito legal as dicas que vc nos dá!!! Seu trabalho é maravilhoso!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  18. Que lindo o seu trabalho! E que tutorial fofo! Graças à indicação da ÉRica, estou aqui! Amei! Tô já seguindo, encantada! Tentarei fazer também! Super beijo e parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada Fernanda e Juliana! Fiquei muito contente com a visita e adorei os vossos comentários! Ainda bem que gostaram!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  20. Estou encantada pelo seu trabalho.
    Vim atraves do blog da Erica.
    Agora vou voltar mais vezes.
    Parabéns!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Obrigada por dividir seus conhecimentos!! Seus trabalhos são divinos! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  22. Olá Graça

    Que maravilha que fica e tão bem explicado.

    Vou voltar com mais calma.
    Beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
  23. Lindo seu blog ,adorei tudo muito lindo e maravilho. Obrigada por compartilhar coisas lindas!!!!

    Att. Alessandra Maia

    ResponderEliminar
  24. Adoreiiiiiiiiiiiiii, coisa mais linda!!! Te sigo e seguirei sempre pq amo o q vc faz ♥
    Bjs
    Manu
    http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Muy delicada, gracias por compartir =)

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigada por tanto carinho que tenho recebido! Eu adorei fazer este PAP e, depois, deste feed-back maravilhoso com certeza que irei fazer mais!
    Beijinhos e uma excelente semana para todas!

    ResponderEliminar
  27. Quanto capricho!! Já virei fã!!
    Bjos,
    Adalgisa Cruz.

    ResponderEliminar
  28. Que capricho lindo...muito delicado...parabens por compartilhar...Deus te abençoes sempre...agora vou ver seu blog...
    Debys

    ResponderEliminar
  29. Oi Graça
    Muitooooossss parabéns!!!
    Ficou magnifica e adorei o pap. Obrigada.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Linda! Muito obrigada.
    Um beijo de uma admiradora de Portugal.

    ResponderEliminar
  31. Linda! Muito obrigada.
    Um beijo de uma admiradora de Portugal.

    ResponderEliminar
  32. graça, sou sua fã de carteirinha, amo tudo que você faz com tanta competência!!
    Adorei seu PAP, está um encanto!!
    Bjus

    ResponderEliminar
  33. Amei seu blog, trabalhos lindos !!!
    Ja estou te seguindo, convido vc a me fazer uma visita e me seguir tbm.
    Breve novidades no meu blog .
    Bom fim de Semana.

    Bjsss !!

    Laine

    ResponderEliminar
  34. Adorei! Muito bem explicado!

    Obrigada pelo ótimo tutorial :-)

    ResponderEliminar
  35. Olá!!!

    Gostaria de saber se você faz dessas florzinhas para vender. Sei que parece ser bem fácil de fazer, mas a que fiz não ficou legal. Por favor se puder me responder por e-mail, agradeço.
    fernandabosa@gmail.com
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  36. Amei..obrigada pelo tutorial!!
    Aliás, seus trabalhos são de encher os olhos, lindos demais! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  37. Muito obrigada Cris! Espero que o tutorial lhe seja útil!

    ResponderEliminar
  38. Muito interessante esse pap... Parabéns pelo blog.... Adorei a flor.... Beijão

    ResponderEliminar
  39. Amei, lindo trabalho, pap maravilhoso

    seguindo o blog

    Te espero no meu blog...
    Desejo uma semana maravilhosa pra você

    CLIQUE AQUI E VER MEU POST DE HOJE, FICAREI FELIZ COM SUA PRESENÇA
    BJUS
    LIH

    ResponderEliminar
  40. Adorei o pap da flor, muito bem explicado.

    ResponderEliminar
  41. Adoreiiii...era bem isso que estava procurando para terminar minha guirlanda....lindos trabalhos!!!!!
    Beijos Sharlene de Blumenau

    ResponderEliminar
  42. Obrigada!!!! Realmente queria aprender a fazer e estava com vergonha de perguntar. rsrsrsrs
    Bjs.

    ResponderEliminar
  43. São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença..obrigada por dividir conosco.

    ResponderEliminar
  44. SIMPLES E ENCANTADOR,OBRIGADA POR COMPARTILHAR!!!!

    ResponderEliminar
  45. PARABÉNSSSS PELOS LINDOS TRABALHOS!!!!!!! ABRAÇOS..
    andrea_lobao@hotmail.com

    ResponderEliminar
  46. Graça,

    Esse tutorial é o máximo! Obrigada! Muito feliz! Beijos e ótimo trabalho sempre!

    ResponderEliminar
  47. perfeitas, vc corta tudo manual ou com alguma maquina de corte. fica perfeito seu corte

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  49. Bom!!! Muito bonito e fácil de executar. Parabéns.

    ResponderEliminar
  50. Fofa, fofa demais, vou fazer.... obrigado por compartilhar essa gracinha.

    ResponderEliminar
  51. Muito lindas, fiz para ornamentar uns cactus de amigurumi, http://isaresenhandoavida.blogspot.com.br/2014/07/amigurumi.html

    e citei o seu blog com link.Obrigada faça uma visitinha, beijos

    ResponderEliminar
  52. Muito obgda... amei e já estou fazendo muuuuuuuitas... rsrsrs

    ResponderEliminar
  53. Olá,
    Amei essa florzinha, aliás todo o blog é uma gracinha mesmo!!!
    Eu até já segui seu passo a passo para essa florzinha linda!!!
    Obrigada por disponibilizar!
    Beijocas
    Litta Santos

    ResponderEliminar
  54. Obrigado sò muito lindas vou facez pra minha neta :* um abraco Venezolano <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  55. other d9h71u9n85 high end replica bags replica bags reddit replica bags nancy hop over to this website z3f67n7m52 zeal replica bags reviews navigate here z8g99g9l11 replica louis vuitton handbags replica bags wholesale mumbai

    ResponderEliminar

 

Gracinhas Artesanato Copyright © 2012